A VRB defende arduamente que em todos os momentos, mesmo da nossa rotina cotidiana, devemos preservar, manter tudo a todos custo, etc...
Boas práticas requerem retornam economia e segurança. Quando se tenta iniciar fogo com o fio da lâmina, corremos 3 riscos, no mínimo:
- quebrar a pederneira ou o ferrocerio;
- risco de cortes;
- perder o fio da lâmina.
Já tentaram refazer o fio da lâmina na mata? É quase impossível! Óbvio, até dá, mas se podemos evitar, melhor. Economizamos energia.
E de fato, uma lâmina sem fio não serve para nada. Na realidade, vai se tornar uma ferramenta perigosa, pois não tendo fio, farei mais força, a lâmina vai correr e eu vou gastar muito mais energia, e pior: quebrar a faca ou o facão. Situação terrível. Instrutor Engler, na sua palestra de instrumentos de corte aborda a capacidade de retenção do fio de uma lâmina e nos ensina a afiar ou amolar com seriedade.
Mas aí se pode falar: "coronel, eu só faço isso no dia a dia, em casa e etc"! Mito, pois se eu faço isso constantemente, farei isso automaticamente quando precisar. Por isso treinamos, para não ficar pensando muito antes de agir, condicionamento.
Haverá, de repente, um momento em que não seja possível, pois a sobrevivência, quase sempre não sabemos do amanhã. As vezes o dorso da lâmina não tem atrito suficiente para gerar as fagulhas e terei que recorrer ao fio.
Sobrevivência não tem fórmula do bolo, não tem o certo ou errado não! Mas algumas boas práticas podem ser repassadas.
Nosso instrutor Reco aborda esse tópico na instrução dele com sabedoria.
Mas a regra universal é a preservar para usar mais!
Vem fazer um curso conosco
Coronel Montibeller
11984884702
Constantemente vejo vídeos com o pessoal utilizando a lâmina da faca na pederneira, acredito que façam isso pela facilidade que tem em sua casa para afiar a lâmina, porém em uma situação de sobrevivência geralmente não vão ter tanta facilidade. Por isso treine sempre da forma correta, para não passar por perrengues futuros.
A prática de utilizar o dorso da lâmina para gerar faíscas é uma técnica reconhecida, mas nem sempre o dorso está preparado para tal. Nesse caso, é possível, e recomendável, utilizar uma lima para ajustar o ângulo do dorso, uma técnica que eu mesmo utilizo nas minhas facas para garantir que essa região favoreça a criação de faíscas.
Adotar essas boas práticas de forma sistemática é fundamental. O hábito de economizar o fio da lâmina deve ser cultivado no cotidiano, de forma que, em situações críticas, a preservação da ferramenta seja uma ação natural, quase instintiva. A sobrevivência depende tanto de conhecimento técnico quanto de hábitos bem treinados, e a economia do fio da lâmina é um dos aspectos centrais…
Boas práticas e economia! sempre estarão relacionados ao tema do sobrevivencialismo, as boas práticas levam a economia de material, tempo e esforço. E isto só é possível se você conhecer as técnicas corretas e treinamentos constantes. Venha fazer um curso com a VRB. Venha surpreender-se!
O que seria ricaço?
Ensino a prática correta de uso das costas da lâmina, mas em condições de extrema necessidade que seja preciso um fogo em situação rápida, utilizo o ricaço da faca